Teleconsultoria

Serviço de apoio aos profissionais de saúde com foco na ampliação da resolubilidade da APS e na qualificação dos encaminhamentos

O serviço de Teleconsultoria oferece uma maneira eficaz para profissionais da área de saúde resolverem dúvidas e aprimorarem seus processos de trabalho, tudo de forma remota e assíncrona. Quando usado como etapa prévia ao encaminhamento de pacientes para especialidades ou outros níveis de atenção, o serviço apresenta alto potencial de organizar as filas de espera e aumentar a resolubilidade na APS. A partir disso, também promovemos uma redução de custos para o sistema e maior satisfação entre usuários do SUS e profissionais envolvidos no processo.

APS fortalecida com o uso da Teleconsultoria: todo mundo ganha!

Profissional da APS (solicitante): recebe apoio de profissionais especialistas de outras áreas para tomar decisões mais assertivas no cuidado ofertado.

Profissional especialista (teleconsultor): valorização da sua formação através do trabalho compartilhando o seu conhecimento específico.

Usuário do SUS: economia de tempo e de dinheiro com deslocamentos e espera desnecessários; mais qualidade no cuidado recebido.

Gestão municipal, estadual ou distrital: imagem positiva com a organização da rede de atenção à saúde local; redução de custos e de filas.

Quem pode solicitar Teleconsultoria?

Qualquer profissional com cadastro no Telessaúde UFSC pode solicitar uma teleconsultoria por livre demanda e discutir casos individuais de pacientes ou temas clínicos gerais e de processo de trabalho ou gestão. Importante destacar que as teleconsultorias compulsórias podem ser solicitadas por profissionais indicados pelas centrais de regulação parceiras. Para cada usuário, de forma automática no STT, irão aparecer os fluxos de teleconsultoria que estão disponíveis de acordo com o seu município e categoria profissional.

Somos o núcleo de telessaúde no Brasil que mais produz teleconsultorias!

Teleconsultoria_Números2023

Teleconsultoria como ferramenta de qualificação dos encaminhamentos ao nível especializado

É comum que as centrais de regulação dos municípios e dos estados tenham filas de espera excessiva para o atendimento em determinadas especialidades. Nas regiões onde o serviço de Teleconsultoria foi incorporado como etapa prévia ao encaminhamento, a realidade tem se transformado. É o caso de Balneário Camboriú que, com o apoio do Telessaúde UFSC, já implantou 9 fluxos de teleconsultoria (até 2023) e viu as filas e o tempo de espera para atendimento na primeira consulta com especialista reduzirem substancialmente. E não é só isso: a APS também se tornou mais resolutiva podendo resolver de forma segura os casos com orientação de manejo neste nível de atenção.

Em 2023, mais de 23 MIL ENCAMINHAMENTOS foram potencialmente EVITADOS!

A teleconsultoria está disponível para responder às necessidades de municípios e estados, em parcerias com as centrais de regulação, apoiando os profissionais, qualificando e ampliando o acesso ao nível especializado. A integração da teleconsultoria no fluxo para o nível especializado apoia e fortalece o profissional da APS para implementar o cuidado com os usuários que podem ser manejados na própria unidade. Também orienta o profissional na condução do cuidado até o momento da consulta do usuário com o especialista, qualificando o atendimento e proporcionando que o profissional atinja o seu máximo potencial de resolubilidade.

 Onde é possível implantar o fluxo?

Em qualquer município ou região de saúde, a partir das centrais de regulação que tenham demanda reprimida ou tempo excessivo de espera para consulta com o especialista, e cujos casos sejam sensíveis ao apoio da Teleconsultoria para a resolução na APS. O módulo de teleconsultoria do STT e o modelo de funcionalidade utilizada pelo Telessaúde UFSC podem ser implantados e utilizados por qualquer instituição pública de saúde. Nossa equipe oferece todo apoio e suporte para implantação da rede, além de oferecer monitoramento e acompanhamento da qualidade do serviço ofertado.

Confira os fluxos ativos de Teleconsultoria em parceria com as centrais de regulação

Fluxos-Ativos-com-Centrais-de-Regulação-Março

CONTATO

48 3721 4448

48 3664 7282

nucleotelessaudesc@gmail.com

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